Como começar
Ok. Agora que você já conhece o mundo do empreendedorismo social e, assim como nós, está querendo abrir o seu negócio, aqui vão algumas "dicas de ouro" para tirar suas ideias do papel.

Mas antes, você precisa organizar suas ideias
Estruture seu negócio social com o Canvas, um quadro para organizar e ver com clareza as etapas que farão sua empresa funcionar de forma dinâmica!
Durante a criação do seu Canvas, você precisará responder seis perguntas chaves:



O que vou fazer?
Qual o valor do que ofereço?
Para quem estou fazendo?



Como vou fazer?
Quanto vou ganhar?
Quanto vou gastar?

Fácil, né? Essas questões divididas em blocos te fazem visualizar o todo e as partes, ajudando nesse processo.
Agora é a sua vez de dar o start e colocar as ideias da sua criação no papel! Para saber como montar um Canvas para o seu modelo de negócios, acesse o site do SEBRAE ou utilize o aplicativo SEBRAE Canvas.
Conheça alguns aplicativos que podem te ajudar a se organizar na hora de soltar as ideias.


Mas e a grana?
Existem diversas maneiras de conseguir apoio financeiro quando se está começando.
Você pode obter ajuda de aceleradoras, incubadoras ou buscar por tipos de microcrédito.
Para te ajudar, a gente te explica alguns deles!


Microcrédito Produtivo Orientado
O Banco Santander é um dos primeiros a investir no Microcrédito, um crédito simples concedido a pequenos empreendedores com atendimento pessoal e orientação na gestão de negócios para identificar oportunidades.
Quando um empreendedor cresce, ele ajuda a comunidade inteira a prosperar.
Além disso, o banco ainda conta com o Prêmio Empreenda Santander, que reconhece também os microempreendedores. Confira a edição de 2019!
Fundos de investimentos
O que são?
Para ajudar financeiramente os empreendedores sociais que estão no começo da carreira, existem fundos de investimentos que dão suporte financeiro e não-financeiro a esses negócios de impacto social, os chamados "fundos de investimentos."
Esse modelo de negócio teve início lá em 1983, em Bangladesh, com um senhor chamado Muhammad Yunus. Foi ele quem fundou o Grameen Bank, um banco que emprestava dinheiro aos pobres de Bangladesh a juros abaixo do valor de mercado. O modelo cresceu, se espalhou pelo mundo e agora sua empresa, a Yunus, está por toda parte do mundo, com atuação no Brasil desde 2003. Conheça como funciona o investimento dentro da Yunus!

Como receber o investimento?
Ao longo do ano, a Yunus abre vagas para empreendedores que queiram receber o empréstimo.
Os interessados podem enviar um e-mail para contato@yunusnegociossociais.com.


Critérios de seleção:
-
Negócios em operação, com faturamento recorrente e fluxo de caixa positivo;
-
Urgência do problema social e potencial de impacto do negócio;
-
Solidez do plano de negócio, incluindo a sua sustentabilidade financeira;
-
Empreendedor ou time à frente do negócio;
-
Replicabilidade, escalabilidade e potencial de ser um divisor de águas.
Valor concedido:
De R$ 200 mil a R$ 3 milhões (de acordo com a necessidade de cada empresa individualmente. O valor é liberado de acordo com a possibilidade de retorno do valor investido).
Como funciona?

Após realizar o investimento, a empresa acompanha a operação e resultados dos empreendedores investidos por uma área chamada "Portfolio Management". Este acompanhamento é fundamental para dar suporte aos empreendedores e seus times.
A partir do investimento, o empreendedor deve usar o valor da maneira que achar correta, mas não dá para bobear! A Yunus dá um prazo para que ele comece a retornar o valor investido.


Empreendedorismo no cinema
Ação, romance, aventura... Qual é o seu gênero preferido? Aproveite seu tempo livre para conhecer filmes motivadores sobre empreendedorismo.
Leiture-se



GABRIEL
CARDOSO

Gosta da boa e velha leitura? Que tal aprender mais com esses cabeças do empreendedorismo? Ouça as nossas indicações de livros para começar a empreender.




















Nem tudo são flores
Apesar de tudo parecer perfeito, todo negócio tem suas dificuldades. Conversamos com alguns empreendedores sociais e especialistas da área para entender as decisões e problemas que eles enfrentam todos os dias. Confira!



Gabriel Cardoso


Artur
Louback


Luisa
Haddad


Mathieu
Anduze


Emília
Rabelo


André
Spinola



Murilo
Passos