
Conceito
Todo mundo sabe o que é empreendedorismo, mas e empreendedorismo social, você sabe o que é? Mergulhe nessa história com a gente!
Você sabe a diferença entre empreendedorismo social e ONG? A maioria das pessoas ainda se confunde e acaba misturando os conceitos, mas não se preocupe! A gente te explica de uma forma bem divertida e rápida como essas atividades sociais se diferenciam.

ONG ou Empresa Social?

1859
Inglaterra
A enfermeira e ativista britânica Florence Nightingale dedica-se à capacitar profissionais que desejam devotar suas vidas ao ofício da saúde. Nightingale lutou para que os pobres tivessem acesso à um sistema de saúde de qualidade e defendeu a urgência das medidas sanitárias nos hospitais de guerra. Ela fundou a primeira escola de enfermagem.

1910
Índia
O advogado e líder budista Mahatma Gandhi utilizou todas as suas habilidades e conhecimentos sobre direito, economia e política para lutar pela independência da Índia e revolucionar o sistema, ajudando agricultores, pessoas pobres e necessitadas, além de propagar a paz.
Ele também é considerado um empreendedor social
1953
Estados Unidos
O economista americano Howard Bowen publica o livro Social Responsabilities of the Bussinessman. Apesar do tema ter sido desenvolvido por outros pensadores, essa obra contribuiu na fomentação do debate acerca de como é possível conciliar progresso e consciência.

1976
Índia
O economista e professor Muhammad Yunus funda o Grameen Bank, primeiro banco do mundo especializado em microcrédito em Bangladesh. Atualmente,
a instituição atende mais de 70 mil vilarejos e já ofereceu empréstimos para mais de 6 milhões de pessoas na linha da pobreza, sendo que desse total, 97% são mulheres.

1984
Brasil
O engenheiro agrônomo Fábio Rosa desenvolve um sistema econômico que garante o acesso a energia elétrica para os moradores da cidade de Palmares, no Rio Grande do Sul. A chegada da eletricidade nas casas da região fortaleceu a economia local, além de reverter o êxodo rural. Atualmente, o projeto já impactou mais de 1 milhão de brasileiros.
1995
Brasil
Rodrigo Baggio funda o Comitê para Democratização da Informática, organização brasileira presente em 15 países, nos quais exerce papel fundamental de tornar a tecnologia de qualidade acessível em comunidades carentes, trabalhando na erradicação da desigualdade digital.
2008
Brasil
O acadêmico Edson Marques de Oliveira, que se dedica a estudar os negócios de impacto, publica o primeiro livro sobre Empreendedorismo Social do Brasil. Intitulado "Empreendedorismo Social: da teoria à prática, do sonho à realidade", é um guia para todos que querem ingressar no setor, consagrado como o primeiro estudioso e pesquisador da área no Brasil.
2017
Brasil

Pipe Social publica, em parceria com a Vox Capital, o 1° Mapa de Negócios de Impacto Social do país. O levantamento do censo mapeou mais de 500 empreendimentos nesse setor e ajudou a categorizar as principais áreas de atuação.
2019


1900
Itália
Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina, mas não pôde exercer a profissão e encontrou sua vocação na pedagogia, cuidando de crianças com necessidades especiais. Desenvolveu o método Montessori de educação, que consiste em ajudar a criança a desenvolver suas habilidades autodidatas, atendendo as necessidades individuais de cada um. Revolucionando o ensino.
1930
É implementada a política do "Nacional Desenvolvimentismo" proposta pela ONU para a América, que visava o progresso e o crescimento econômico. Nesse contexto surgem as ONGs. Estudiosos sugerem que nesse período, os negócios sociais também emergiram, sem possuir um termo adequado para reconhecê-los. Muitos negócios sociais podem ter sido confundidos com o terceiro setor, como ocorre até os dias de hoje em alguns casos.

1956
Brasil
A psiquiatra e terapeuta Nise da Silveira funda A Casa das Palmeiras, indo contra os tratamentos de choque e implementando uma metodologia que explora a capacidade artística de pessoas com esquizofrenia. Logo depois, inaugurou o museu Imagens do Inconsciente, um centro de pesquisa e preservação das pinturas produzidas por seus pacientes durante tratamento, algumas ganham exposições e são comercializadas.

O acadêmico e empresário Bill Drayton cria o termo Empreendedorismo Social e funda a Ashoka, uma organização multinacional com o objetivo de fomentar negócios sociais ao redor do mundo. Até hoje a Ashoka já auxiliou no desenvolvimento de mais de 3.500 empreendimentos de impacto e empreendedores transformadores.
1980
Estados Unidos
1986
Brasil
A Ashoka inaugura sua sede no Brasil e começa um amplo trabalho no país, com a missão de promover a transformação social e fomentar um movimento inovador e disruptivo que impacte a sociedade de forma positiva.
2005
Brasil
É criado o Prêmio Folha de Empreendedorismo Social, uma parceria entre o jornal Folha de SP e a Fundação Schwab. Considerado um dos maiores concursos de Empreendedorismo Socioambiental da América Latina, o prêmio auxilia e fomenta o setor. Já está em sua 15° edição.
2014
América Latina
Estudos da ANDE BRASIL, em parceria com a ABVCAP, mostram que foram feitos mais de 1 bilhão de dólares em investimentos de impacto na América Latina, sendo o Brasil o segundo maior beneficiado.


Pesquisa do Sebrae comprova, em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que o números de empreendimentos sociais cresceram exponencialmente no país, chegando a marca dos 800.
2018
Brasil
De acordo com pesquisa de perfil mundial da ANDE (Aspen Network of Development Entrepreneurs), o setor de empreendedorismo social já movimentou pelo menos U$ 60 bilhões na economia, com crescimento de 7% ao ano.
Atualmente, também é coach e designer de sustentabilidade, Além de publicar inúmeros artigos científicos acerca do tema, o Prof.Dr. também é autor de 3 livros, sendo um dos maiores contribuidores para o campo. Ouça a nossa entrevista com ele no podcast Papo Social sobre os caminhos fundamentais da ideia até a execução, do fracasso ao sucesso. Aperte o play e vem com a gente.